sexta-feira, 13 de junho de 2008

Conversando com Laurinha

A Laurinha tem um blog -super massa, como dizem minhas crias. E numa consulta informal, acerca dos livros, ela passou umas dicas super legais, acessíveis e criativas. Depois de ler o post que ela, delicadamente respondeu (e com uma rapidez -invejável), me lembrei de um que não sai da minha cabeceira: "Biblioteca à noite" do Alberto Manguel que foi publicado pela companhia das letras em 2006. Eu, particularmente, entrego-me aos seus texto. Logo no início o autor, traduz uma sensação que experimentei, desde sempre:
"As bibliotecas -as minhas ou aquelas que compartilhei com um público mais amplo de leitores- sempre me pareceram lugares agradavelmente insensatos, e, até onde consigo lembrar, sempre me seduziu a lógica labiríntica pela qual a razão (não a arte) parecia imperar sobre um conjunto cacôfonico de livros. Sinto um prazer aventuresco em me perder entre as estantes carregadas, confiando superticiosamente que alguma hierarquia de letras e números, há de me conduzir, um dia, ao destino prometido".
Eu não tenho uma biblioteca, ainda... mas na minha casa tem um "conjunto cacôfonico de livros". Embora eu tenha muito ciùmes -de todos os livros e sinta um nó nas entranhas quando os perco de vista- empresto-os (confesso que é muito raro). Para mim, cada livro tem uma história (assim como as minhas tatuagens) e deixei de comprar sapatos (que amo); fazer viagens (que sonho) e recauchutar o saphe (se tivesse coragem de levantar o seio e eliminar a panceta com um lipo).... blá...blá . Isto porque priorizei as viagens mentais, ainda que nem sempre sejam saudáveis.
Bem, depois que descobri a física quântica fiquei mais aliviada em saber que o caos é o princípio da ordem.

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Val!
Adoro ler também e tenho uma indicação para fazer a você hoje se me permite é um livro que tenho gostado muito que faz parte de um pouco da história da cultura brasileira. Do Mário Prata - Minhas Mulheres e Meus homens. Espero que goste da sugestão.
Tenha um ótimo fim de semana Val!

Margaretss disse...

Oi Valeria,
Vim aqui agradecer a visita e tambem dar uma fuxicada no seu blog (rs). Eu tambem adoro ler (ate bula de remedio e rotulo de xampoo) mas tenho a mania de ir lendo e emprestando e nunca lembro pra quem emprestei. Tenho uma irma que tem centenas de livros e ela nao empresta nenhum.
Ler faz bem a alma e ao coracao. Depois com calma vou dar uma olhada nos outros posts do seu blog.
um grande beijo e um otimo final de semana.
Margaret
(P.s. tudo sem acento pois estou com um notebook que teima em nao me ensinar onde ficam os acentos..rs)

EVA CAROLINE | disse...

olá, te achei num comentário lá no blog da minha mama (Margaret), achei seu jeito se escrever super parecido com o de uma tia que amo (a mesma que minha mae fala (no post acima) que não empresta os livros.... huuuum, você deve amar portugues e a escrita correta não é???? hupft... então se por acaso me fizer uma visitinha não briga comigo tá? desenvolvi uma técnica própria e analfabética de escrita (rs) e já fui ate criticada por isso, maaaaas não consigo mudar... eu como os acentos, letras e até palavras, esqueço da concordancia, escrevo como falo, esqueço virgula, ponto... tsc tsc tsc... acho que escrever não é meu forte, mas eu amo tagarelar e tagarelar na net é escrever... então só me resta escrever... rs... beijos e bom final de semana.
AH! sabe aquela imagem que voxce gostou lá no blog da margaret???? eu vou pra la semana que vemmmm uhuuuuuu!
falei demais nao foi???? normal... rs

EVA CAROLINE | disse...

ah! voce tem certeza que esta descrição é sua e não minha? (exceto pelas fotos... rs... eu gosto das minhas...)

Bibliografia(s)

  • BOTTO, A. Arquitetura de Felicidade. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
  • BOTTON, A. Nos minimos detalhes. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

Alguns títulos que que me fizeram pensar...

  • http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000231.pdf